EDUCAR É UMA ARTE,           PARTILHAR UMA                          DÁDIVA ! 
                                                                 

 

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ENSINO FUNDAMENTAL I



   * Fornecer condições ao aluno para que se torne um adulto autônomo em suas ideias e ações, sendo capaz de fazer escolhas responsáveis;

Objetivos gerais:
* Compreender a cidadania por meio da participação social e do exercício de direitos e deveres, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedades, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

* Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utlizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

* Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional, pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

* Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou características individuais sociais;

* Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles e contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente;

* Desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

* Conhecer o próprio corpo e cuidar dele, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde e à saúde coletiva;

* Utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal), como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situções de comunicação;

* Compreender os textos orais e escritos com os quais se defronta em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo sobre as intenções de quem os produz;

* Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

* Questionar a realidade, formulando problemas e buscando soluções, utilizando para isso o
pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando
procedimentos e verificando sua adequação.