EDUCAR É UMA ARTE,           PARTILHAR UMA                          DÁDIVA !

MENSAGEM DOS COORDENADORES

A mente e os mistérios que a envolvem

A maior riqueza de um colégio é quando, ao retorno das aulas, pode ver que a maioria de seus alunos está lá, como no ano anterior, e, novos despontam entre olhares já conhecidos e os que assustados ou curiosos vão se familiarizando no primeiro dia de aula.

O Semestre no Colégio Empyrius começou antes que o ano passado chegasse ao fim. Reuniões, discussões entre coordenação e direção sobre os rumos e a filosofia que viriam para o ano que se inicia.

Falar em planejamento do já sabido e decoreba dos anos anteriores como se vê em muitos colégios é fácil. O difícil é inovar, discutir ideias e tornar o aluno num ser pensante. Nessa linha de raciocínio, iniciamos o Ano Letivo hoje com desafios gigantes.

A Feira do Conhecimento para o ano traz muitas indagaões que levarão nossos alunos ao convívio no primeiro semestre com realidades distantes da sala de aula..

Click’s do Cotidiano é um título de um texto em que através de recortes de ideias escrevi um texto dramatúrgico e vi nascer dali um espetáculo teatral em que se reflete sobre o cotidiano, assim, com base nesse princípio, começamos o ano no Colégio Empyrius dando a oportunidade de nossos alunos refletirem desde já sobre os desafios do apreender e do aprender na prática, com isso, hoje demos um pontapé no apresentar ideias e a proposta para o ano.

Não encerramos aí o que nem começou, pois, a filosofia será o caminho pelo qual trilharemos para que possamos ver a mente de cada um lá no colégio refletir, questionar, indagar, aprender e pensar, pensar muito! O pensamento, portanto, será o norteador de todos os projetos, assim, dando margem ao desafio do criador.

Não queremos jovens ou crianças cibernéticas e sintonizadas com as alheias e fontes pedidas e sem conexões da internet, porém, jovens e crianças com a sintonia do que faz pensar, criar e diferenciar-se do igual, do mesmo, do cotidiano e do repetitivo.

Todos os projetos de nosso colégio farão parte de um processo de pesquisa estabelecido desde o ano passado.
Somos aos olhos de quem ainda não nos conhece, um pequeno colégio, contudo, com a essência dos grandes pensadores de cada época e com o diferencial de que entre nós estão não apenas alunos, mas aqueles que escolhemos e que nos escolheram e, por uma simples razão: estamos além do mesmo.

Empyrius significa exatamente isso, isto é: um lugar além dos deuses e para nós, nossos deuses não são os romanos ou gregos da mitologia, mas, nossos pupilos que são mais do que meros deuses, mas aqueles que vivem num lugar além, em que se permite pensar, criticar, discutir, influenciar e fazer a diferença.