EDUCAR É UMA ARTE,           PARTILHAR UMA                          DÁDIVA !

ENTRE EM CONTATO:-  coordenacaoempyrius@gmail.com

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Respeitando e cumprindo o que entender ser papel da Escola, o Colégio Empyrius proporciona ao aluno meios para desenvolver habilidades que permitem a construção de novos saberes, superando, assim, a condição de mero receptador encontrada na escola tradicional.

O Colégio Empyrius busca o saber ser, o saber fazer, o saber viver com os outros e o aprender a aprender. Dessa forma, contrapõe-se à exclusividade do saber reproduzir e avança do domínio da instrução para o domínio da educação. Nosso foco é, descaradamente, a aprendizagem.

Nossa concepção de aprendizagem está baseada em referenciais sócio-construtivistas que norteiam o Projeto Pedagógico da Instituição e sua ação educativa. Vale ressaltar e destacar os aspectos que orientam nossas escolhas didáticas e pedagógicas e que estão acessíveis graças ao avanço no domínio da psicologia, genética e da neurociência.

* a aquisição de conhecimento entendida como uma construção a ser realizada pelo aluno, e não como uma transmissão externa, como é vista na escola tradicional;

* a necessidade de confrontar a experiência prévia do aluno com os conteúdos apresentados no escola;

* o entendimento de que a aprendizagem ocorre nas interações cognitivas, sociais e afetivas.

Sabemos, assim, que a aprendizagem será significativa para o aluno à medida que os conteúdos acadêmicos trabalhados estiverem relacionados às suas práticas sociais. Salientamos que é impossível aprender sem informação e, nessa perspectiva, o professor tem o papel de mediador entre o aluno e os objetos de estudo.

Reafirmamos que cabe à Escola (respeitando as características das diferentes faixas etárias que contempla) possibilitar que o aluno desenvolva habilidades diversas no sentido de “aprender a aprender”, aproprie-se de conteúdos e conceitos importantes para sua formação e se desenvolva nas dimensões biológica, psicológica e social, pautada nos valores de nossa Instituição.

Entendendo o acesso ao conhecimento escolarizado como um processo dinâmico de ensino – aprendizagem, cabe ao aluno o exercício do comprometimento, da responsabilidade e da curiosidade para envolver-se na esfera do conhecimento, exercitando a postura de estudante, que pressupõe atitude crítica, reflexiva e investigativa frente às novas descobertas e desafios.

Recursos Didáticos

Acreditamos que, livros e apostilas devem ser apenas uma ferramenta a ser complementada, modificada e trabalhada pelos professores e coordenadores para atender às necessidades da educação moderna, tendo como princípios:

* A construção do conhecimento;

* Os quatro pilares da educação segundo a Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser;

* A abordagem educacional reflexiva e desafiadora;

* A orientação didática dos parâmetros curriculares nacionais, tendo o aluno como agente transformador da sociedade.